Evento de volta às aulas une cultura e solidariedade

Acontece, Destaque

Na terça-feira, dia 14, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU) tornou-se palco do evento Coletive-se, que recepcionou os alunos para o início do ano letivo. Ao todo, mais de 700 estudantes estiveram presentes no encontro.

A coletividade foi o tema central do evento. Os alunos foram convidados a fazer doações em troca da participação no evento, assim como aconteceu na primeira edição do evento em julho de 2016.

O saldo foi positivo e as doações aumentaram em relação ao ano anterior. Foram arrecadados 60 quilos de alimentos, 30% a mais que em 2016,  que serão destinados ao Lar Irmã Amália; 203 livros, 52% a mais que no evento do ano passado, que serão enviados a presídios locais; 50 mechas de cabelo para o projeto Rapunzeis e 67 quilos de roupas que serão distribuídas em brechós solidários por meio do Amoreia Brechó.

A programação do evento contou com atividades culturais, com muita música, dança, poesia e rodas de conversa. Maria Eduarda Macedo, de 10 anos, se apresentou com o grupo do Lar Irmã Amália. “Participo do projeto há três anos. Quando eu danço eu sinto que o balé não são só passos. Para quem gosta é mais que isso. Minha maior inspiração é a minha professora”, disse.  “O mais me inspira é o sorriso de cada uma delas. Toda vez que as vejo sorrindo, felizes, é o que me dá mais vontade de poder trabalhar e ajudar”, completa Gislaine Amaral de Souza, professora de balé do Lar.

A aluna do terceiro semestre de Publicidade e Propaganda da UNITAU, Beatriz Gomes Moura, aprovou o evento. “Você precisa saber que faz bem para você fazer algo para as pessoas sem esperar nada em troca. É bom ajudar!“, completa Beatriz, que veio para assistir as apresentações de música e dança.

A estudante do quarto período de Medicina UNITAU e integrante do projeto Rapunzeis, conta a importância da participação do projeto no evento. “Além de termos interação com todos os cursos, podemos informar as pessoas sobre a saúde pública e oferecer apoio às pessoas com câncer”.

O evento Coletive-se contou com a colaboração de mais de 150 voluntários, todos alunos e ex-alunos da UNITAU.

Laura Gatti
Fotos: Leonardo Oliveira/ACOM e Lucas Azevedo/ACOM