Gestantes participam de curso oferecido pela Universidade

Conhecimento, Destaque, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Projetos, Psicologia

O Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional (Ceatenut) da Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece o projeto Gerando Saúde, uma atividade multidisciplinar para gestantes.

O curso é dividido em oito encontros com fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros. A primeira aula foi uma apresentação do conteúdo  que será ministrado e no segundo encontro foram tratados diversos assuntos como: varizes, câimbras, dores ao urinar, alimentação entre outros.

A turma é formada por 14 participantes, além de convidados e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Enfermagem da UNITAU, que têm a oportunidade de aprender na prática o que já foi visto em sala de aula. A orientadora e coordenadora do curso, Profa. Esp. Maria Cláudia Diniz Figueiredo, conta que o projeto é idealizado há algum tempo e o objetivo seria atender a comunidade carente. “Primeiro pensamos na alimentação, para contribuir para o nascimento de um bebê saudável, mas só a alimentação não seria suficiente então resolvemos incluir outras áreas, prestando um atendimento como um todo”, finaliza a docente.

As aulas são pré-programadas de acordo com cada área, tendo um cronograma estabelecido até o final do curso. O conteúdo é passado por meio de dinâmicas, de vídeos e de palestras. Daniela Catarina Moreira, 37 anos, grávida de 33 semanas de um menino conta que após três filhos, realizou uma cirurgia bariátrica, mudando toda rotina de alimentação e dez anos depois aconteceu a quarta gravidez. “Fiquei preocupada com a parte nutricional, pois a saúde do bebê é fundamental”, finaliza Daniela.

Lara está grávida de sete meses
Lara está grávida de seu segundo filho

Lara França dos Santos, 31 anos, grávida de sete meses de uma menina, relata o interesse dos alunos da UNITAU de participar do curso, tendo um contato com a prática e não tendo só o aspecto teórico. “Os alunos têm a oportunidade de vivenciar bastante coisa, tudo que eles têm estudado”, conclui Lara França.

Os encontros são todos gratuitos e acontecem todas as terças-feiras, das 13h30 às 15h, no Ceatenut.

A próxima turma será no segundo semestre. Para mais informações o Centro fica na Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, 1055 (junto à Clínica de Fisioterapia), e o telefone para contato é (12) 3632 0197.

Francine Eustachio

Foto: Giovanna Madureira/ACOM