Docente se aposenta após 27 anos de Universidade

Enfermagem, Medicina, Nutrição, Saúde

A Profa. Dra. Ana Júlia Urias dos Santos Araújo se aposentou da Universidade de Taubaté (UNITAU) após completar 27 anos de Instituição. Apesar da aposentadoria, a ex-docente continua ligada à UNITAU, colaborando em projetos de extensão e em uma disciplina no programa de ciências ambientais.

Formada na Universidade no curso de Ciências Biológicas em 1984, Ana Júlia participou de um concurso para técnico de laboratório em 1989, quando ingressou como servidora da UNITAU. Após se especializar em saúde pública, em 1994, fez mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas com auxílio da Universidade. Como docente, lecionou nos cursos de Biologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Engenharia de Alimentos e Psicologia, nas disciplinas de parasitologia e de biologia geral.

Além da atuação como professora, Ana Júlia coordenou o curso de extensão parasitose e harmonia com a natureza e de pós-graduação em análises clínicas. Durante cinco anos, foi diretora do Instituto Básico de Biociências e exerceu a função de Pró-Reitora de Graduação na gestão do Prof. Dr. José Rui Camargo, de 2010 à 2014.

Agora aposentada, a ex-professora diz que a sensação é de dever cumprido. “Fico muito feliz, pois eu tenho convicção de que contribui com o que pude nos diferentes momentos e nos diferentes cargos que eu ocupei”. Emocionada, ela não tem dúvidas ao afirmar quais são as maiores lembranças. “Com certeza são aquelas que eu vivi com os meus alunos e os meus estagiários”.

Após tanto envolvimento com a Instituição, Ana Júlia garante que o principal aprendizado é de que sem luta não há vitória. “A gente precisa ser persistente, ter que saber ouvir, e dar o que tem no momento que tem”, conta a ex-docente, que aponta a dedicação como a maior chave para o sucesso.

Leonardo Nicolini

Foto: Giovanna Madureira ACOM/UNITAU