Especialização contribui para ascensão profissional

Destaque, Pós-graduação

No mercado de hoje, se aperfeiçoar em sua área de conhecimento é de extrema importância. Diante disso, a pós-graduação é um dos meios onde o profissional pode se especializar e se adequar às demandas para ter aumento de salário, para seguir na carreira acadêmica ou para contribuir com produção de conhecimento por meio de pesquisas em sua área de atuação. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra Domicílios (Pnad), 385 mil pessoas tinham até o nível do mestrado ou doutorado em 2002. Já em 2015, o aumento foi de 40% pulando para 567 mil.

Para o professor Prof. Me. Júlio César Gonçalves, docente da Universidade de Taubaté (UNITAU) a pós-graduação proporciona uma nova perspectiva no segmento em que escolheu estudar, além de melhorar as redes de contato com outros profissionais que atuam na área. “A graduação abrange para o estudante uma nova área e prepara o aluno para uma nova vertente. Já a pós, proporciona novos horizontes, foca em pontos mais específicos, sendo um diferencial para quem possui esse nível de estudo”, salienta.

O docente acredita que quem conclui a pós-graduação tem mais chances de ter aumento salarial. “Hoje as empresas exigem muito, quanto mais qualificado maior é o resultado, isso lhe proporciona uma visão diferenciada. Algumas empresas incentivam seus funcionários a darem continuidade nos estudos custeando o curso de forma integral ou parcial, incentivando o aperfeiçoamento do profissional”, diz.

Adriana Caporalini Ribeiro é formada em Administração, cursou pós em Gestão de Negócios, ambos na UNITAU e conta que em um curso de especialização se exige mais responsabilidade do aluno. “Quando realizei a pós eu já estava atuando no mercado, então naturalmente você já está amadurecido. Foi uma ótima experiência, uma troca de conhecimento entre professores e alunos, além do networking que você faz”, conta.

Adriana afirma que trabalhou 15 anos em uma empresa de grande porte e que a pós a auxiliou no decorrer de sua carreira. “A ascensão salarial vem com o tempo e com a sua dedicação dentro da corporação, porém pelo fato de possuir uma pós tem um papel diferenciado para te alavancar dentro da instituição”, diz.

Para os profissionais que querem ser destaque, a Universidade está com inscrições abertas para os cursos de Pós Graduação até o dia 31 de março, basta acessar o site.

(Foto: Kauê Barros)

*Imagem meramente ilustrativa