Copa Calouro terá início nesta quinta-feira, 30

Acontece, Aluno, departamento, Destaque, Eventos

A Copa Calouro, competição que reúne os alunos do 1° semestre dos cursos da Universidade de Taubaté (UNITAU), começa nesta quinta-feira, 30, às 19h no Campus do Bom Conselho.

Na sua 19° edição, o campeonato tem apenas o futsal como modalidade e é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNITAU. O presidente Carlos Alberto da Silva Júnior avalia que a realização dos jogos tem grande importância. “Hoje, os únicos eventos que unem e integram os alunos da Universidade são a Copa Calouro e o JUTA (Jogos Universitários de Taubaté), que são os maiores eventos universitários esportivos do Vale do Paraíba”, disse.

Cada equipe pode ter no máximo 12 jogadores no time, que foram escolhidos pelo Diretório Acadêmico de cada Departamento. Mateus David Gomes, presidente do Diretório Acadêmico da Educação Física, conta como foi a seletiva no curso para o torneio. “Os jogadores foram selecionados por meio de uma peneira que fizemos”. Além disso, o calouro precisa ter a carteirinha do DCE para participar.

A Copa Calouro terá 12 equipes masculinas e seis femininas e será disputada no modelo “mata-mata”, em que o vencedor de cada confronto passa para a próxima fase. O calouro Enzo Righi, goleiro do time da Engenharia Civil e Ambiental, avalia o campeonato como grande oportunidade de integração. “Ajuda a conhecer os calouros de outros cursos e os nossos veteranos, que organizaram os treinos”. Já no comando do ataque, Rafael Coelho de Oliveira, também da Engenharia Civil e Ambiental, conta a sua maior expectativa para a disputa. “Espero que seja uma competição que una todo mundo para ganhar os jogos”, finaliza.

Leonardo Nicolini

Foto: Túlio Fukuoka/DCE