Liga acadêmica oferece atendimento médico gratuito à população carente

Acontece, Aluno, Comunidade, Conhecimento, departamento, Destaque, Ex-aluno, Odontologia, Professor, Projetos, Saúde

A Liga de Oncologia de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) participou, no sábado, 25, de uma ação pública em Cunha, com o objetivo de orientar a população carente do município. Os atendimentos são feitos pelo Prof. Dr. Flávio Salgado, docente do Departamento de Medicina, e conta com a participação de estudantes de Medicina. Na ação do dia 25, mais de 300 pessoas foram examinadas.

As consultas incluem exames preventivos para diversos tipos de câncer, como o mamário, o de próstata, o de pele e o de boca, além de uma avaliação odontológica. O atendimento foi gratuito e foi organizado pela Prefeitura de Cunha para atender a população da zona rural e periférica. Para o Professor Flávio, a importância do trabalho não é só o diagnóstico, mas a educação. “Nós focamos na mudança de hábito da população e no fim do tabu em relação aos exames preventivos, principalmente do exame de toque retal”, destaca o docente.

A cada edição, cresce o número de pessoas que procuram o atendimento devido à divulgação feita pela própria comunidade. Nessa última edição, cerca de 150 homens buscaram o exame de toque retal, devido à relação de confiança estabelecida entre a população e a equipe da Universidade.

Dentro da UNITAU, a atuação da Liga de Oncologia passou a contar com a colaboração de outros cursos. Nessa ação em Cunha, os estudantes do curso de Odontologia também participaram e deram orientações para a população com relação à higiene bucal.

Em seu 19º ano de existência, o projeto já foi reconhecido pelo Prêmio Doutor Cidadão, em 2013, e tem ampliado sua área de atuação, expandindo-se para outras cidades da região do Vale do Paraíba e para o Sul de Minas. A próxima ação acontecerá em Lorena, no dia 20 de maio.

Heloisa Costa