Universidade promove orientação sobre imposto de renda

Ciências Contábeis, Comunidade, Conhecimento

O Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) da Universidade de Taubaté (UNITAU) orientará, neste sábado e domingo, dias 8 e 9, pessoas da comunidade para o preenchimento da declaração de imposto de renda de 2017.

A equipe que realizará os atendimentos é formada por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade. Eles receberam treinamentos ministrados pelo auditor da Receita Federal.

Para receber o atendimento, o interessado deve comparecer no Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA), fica na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, Centro, Taubaté, das 09h às 12h e das 14h às 17h. Haverá quatro oportunidades, nos dias 8 e 9, e no final de semana seguinte, nos dias 15 e 16 de abril.

A comunidade pode participar gratuitamente. O serviço inclui a orientação, o auxilio no preenchimento e a transmissão da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. A orientação é voltada para o contribuinte que receba até R$60 mil anualmente e também aos funcionários da Universidade de Taubaté.

O Diretor do Departamento, Prof Me. Paulo Henrique Costa Sodré, apóia a ação voluntária. “Vamos ter ganhos tanto para a comunidade quanto para o aluno. É importante o estudante vivenciar a prática já como profissional e a Universidade ajudar a comunidade nesse sentido.”, finaliza o Diretor.

A documentação necessária para o preenchimento :

• Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria.
  • Declaração de Imposto de renda entregue em 2016
  • Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido
  • Informe de rendimentos bancários, posição em 31/12/2016
  • Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB,etc.)
  • Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto
  • Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, plano de saúde, etc
  • Recibos  de pagamentos do gastos com educação (universidade, escolas, etc)
  • Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF)
  • Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2016
  • Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2016
  • Número do CPF dos dependentes.
  • Número do recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2014/2015
  • Comprovantes e despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos)
  • Comprovantes de pagamento à instituições de ensino regular, comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial, comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (fundos da criança e do adolescente, lei rouanet, audiovisuais, entre outros
  • Pen Drive

É importante o contribuinte levar a documentação necessária para preencher o imposto de renda. Para mais informações, entre em contato com o Departamento nos telefones 3629-2619 ou 3635-1191.

Francine Eustachio