Departamento Científico da Medicina realiza curso para estimular pesquisa dentro da Universidade

Destaque, Medicina

O Departamento Científico Benedicto Montenegro (DCBM) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza a I Semana de Iniciação Científica nos dias 4, 5 e 6 de abril, no Auditório de Medicina. O evento consiste em um curso e tem como objetivo estimular a produção científica entre os alunos universitários. As atividades terão início às 19h.

Na primeira edição, os organizadores tiveram como inspiração para a semana a cientista Marie Curie, primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e única a ganhar o prêmio duas vezes.

Anteriormente, o curso era voltado apenas para calouros do curso de Medicina e tinha dois dias de duração. Neste ano, o Departamento Científico expandiu o curso para alunos de qualquer semestre de todos os cursos da área da saúde da UNITAU.

No primeiro dia, 4 de abril, serão discutidos os motivos para se fazer iniciação científica e como obter resultados nas pesquisas com o Prof. Dr. Alberto Meyer, da Universidade de São Paulo (USP).

No segundo dia, dia 5, a Profa. Dra. Mariella Leão, coordenadora do curso de Medicina da UNITAU, vai discutir a importância da iniciação científica e do curriculum lattes. Além disso, a ex-aluna de Medicina Valéria Mara Cortez, premiada em 1° lugar no COMUT 2016, falará um pouco mais sobre a participação no Congresso.

Já no terceiro e último dia, serão abordadas as formas de financiamentos de pesquisa e a questão ética.

As inscrições podem ser feitas na tesouraria do Departamento Científico e o pacote completo tem o valor de R$20,00. Para quem tiver interesse em apenas um ou dois dias, o valor é de R$ 10,00 e R$15,00, respectivamente.

Heloisa Costa

Foto: Acervo UNITAU/ACOM