NUPES divulga pesquisa sobre produtos típicos da Semana Santa

Acontece, Pesquisa

O Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (NUPES) da Universidade de Taubaté (UNITAU) pesquisou a variação de preços dos seis produtos mais tipicamente comercializados na Semana Santa, são eles: o bacalhau, o filé de peixe, a azeitona, os ovos de páscoa com e sem brinquedos e as caixas de bombons.

A pesquisa foi feita no período de 15 a 29 de março deste ano, em 17 supermercados distribuídos nas cidades de Taubaté, São José dos Campos, Caçapava e Campos do Jordão. O preço final de cada produto é feito a partir do preço médio das marcas mais tradicionais e da média dos preços em cada cidade.

O estudo aponta que os preços dos produtos de páscoa apresentaram aumento em quatro dos seis itens pesquisados. Em relação ao ano de 2016, a maior variação anual foi da azeitona (14,93%) e do filé de peixe (6,58%). A menor foi a dos ovos de páscoa com brinquedos (-3,91%) e a do bacalhau (-3,48%).

Entre as principais observações feitas após os dados finais, a principal está em optar por comprar agora e não deixar para a última hora, uma vez que a tendência é sempre o aumento do preço e a diminuição da variedade.

 

 

Giovanna Madureira

ACOM/UNITAU