foto-destaque-2

Trabalho de Graduação é aprovado em congresso internacional

Acontece, Aluno, Destaque, Trabalho de Graduação

Formadas em 2016 no curso de Engenharia da Computação da Universidade de Taubaté (UNITAU), Grace Ellen Aleixo da Silva e Natália Morgado Santos desenvolveram para o seu Trabalho de Graduação (TG) um processo de gerenciamento de projetos com foco na qualidade de software.

O trabalho, além de ter tido nota máxima, foi aprovado no congresso da
Associação Internacional de Gestão de Tecnologia, a IAMOT (International Association for Management of Technology), que acontece entre os dias 14 e 18 de maio em Viena, na Áustria. “Para a gente é muito gratificante. Não imaginávamos que nosso trabalho poderia chegar tão longe”, conta Natália.

Atualmente, a tecnologia passou a ser parte essencial no dia a dia. Como consequência disso, a exigência por qualidade e agilidade no que se refere à produção de software também, uma vez que a prevenção de problemas exige menos recursos do que a solução. “Não é que não vão mais acontecer algumas falhas, mas podemos prevenir e diminuir os riscos também. É um processo amplo e adaptável”, explica Grace Ellen. Visto isso, o estudo teve como finalidade atender de forma ágil os critérios de qualidade e satisfazer as necessidades da empresa. “Nosso objetivo é criar algo que pudesse ser encaixado de acordo com o dia a dia e as necessidades apresentadas pela empresa”, completa Natália.

A ideia do estudo teve como principal influência a própria rotina de trabalho das ex-alunas. “Foi um fato determinante para a escolha porque conseguiríamos ter uma visualização de onde aquilo poderia ser aplicado e ter uma boa visão sobre isso”, afirma Natália. O processo é constituído por três pilares principais. “É basicamente a qualidade do produto final, o agregar valor ao custo, que vai reduzir após a implementação, além de manter a agilidade”, ressalta Grace.

O trabalho será representado no congresso pela Profa. Dra. Rita de Cássia Rigotti Vilela Monteiro, orientadora e coordenadora do curso de Engenharia da Computação da UNITAU. Quanto a futuros projetos as ex-alunas se mostram motivadas, com o foco e a confiança em si como suas principais ferramentas. “Se você gosta de alguma coisa, precisa ir em frente. Antes de qualquer um, você é quem precisa acreditar”, finalizam.

Giovanna Madureira

Foto: Giovanna Madureira