Aluna de Medicina participa de programa de estágio no México

Aluno, Destaque, Intercâmbio, Medicina, Saúde

A aluna Amanda Viagi, do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), retornou recentemente de um intercâmbio no México, onde atuou na área de emergência do Hospital Centro de Especialidades Rafael Lucio, na cidade de Xalapa.

A oportunidade do intercâmbio foi oferecida pela Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), entidade que integra alunos de Medicina de todo o mundo. Amanda se inscreveu, participou do processo seletivo e escolheu o México justamente por ser um país mais aberto para os alunos brasileiros que estão nos primeiros anos do curso. “A maioria dos países só aceita alunos que estão no 5º e 7º semestres e têm um processo mais complicado.” explica a estudante que está no 5º semestre.

Em Xalapa, a aluna estagiou no centro de emergências, onde realizava leitura de prontuários e acompanhava pacientes. “Lá, eu aprendi muita prática que aqui ainda não tive. A rotina no hospital era bastante puxada”, relembra.

02
A aluna aproveitou o período do intercâmbio para conhecer alguns pontos turísticos do México

Logo no primeiro dia no México, a futura médica enfrentou um grande desafio. Ainda com dificuldades com o idioma, ela precisou auxiliar no atendimento de vítimas de um acidente de ônibus. “Foram muitos pacientes para o hospital. Foi bem chocante e o hospital estava um caos”, comenta.

De volta ao Brasil, Amanda considera o intercâmbio uma experiência bastante rica para sua formação como médica. No intercâmbio, pode aprender a trabalhar com pouco ou nenhum recurso. “Lá, era tudo muito simples e os profissionais eram muito bons. Também abriu meus olhos para a área de emergência.”

Heloisa Costa

Foto: Lucas Azevedo/ACOM e Arquivo pessoal