Alunos do curso de Medicina realizam mutirão no PAIE

Acontece, Aluno, Comunidade, Conhecimento, Destaque, Medicina, Saúde

As Ligas Acadêmicas de Neurologia, de Geriatria e de Reumatologia do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) organizaram uma ação no Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) no último dia 12, como parte da programação do IV Mutirão das Ligas Acadêmicas.

O mutirão é coordenado pelo Departamento Científico Benedicto Montenegro. As ligas de Medicina organizam atividades voltadas para a sociedade durante três dias. Esta foi a primeira edição de 2017. “As áreas de Reumatologia e de Geriatria já têm um público alvo mais velho. A parceria com a liga de Neurologia veio para complementar e orientar os idosos sobre as doenças neurodegenerativas, que costuma afetar mais essa parcela da população”, explica Daniela Rodrigues, membro da Liga de Reumatologia.

A ação contou com palestras sobre doenças neurodegenerativas e dores crônicas, ministradas pelos próprios alunos. Foram ensinados também técnicas de alongamentos e de relaxamento da Medicina chinesa. “As atividades vêm para ajudar a melhorar a qualidade de vida na prevenção, na redução de dor”, ressalta Wanessa Costa, secretária da Liga de Geriatria.

Para os idosos que frequentam o PAIE, as atividades são sempre bem-vidas. “Frequento o PAIE há 14 anos e essas atividades são muito importantes para a gente. Aprendo muito, aqui”, afirma Nilcéia Godói, de 68 anos. Para Fátima Nagata, educadora física e especialista em Medicina chinesa, as atividades só têm o que agregar.  “É uma ferramenta que agrega tratamentos, orienta. Os idosos do PAIE adoram também. Só de estar aqui, já mostra que estou aberta a eles.” finaliza Fátima.

      O PAIE funciona às segundas, terças e quintas-feiras, da 13h30 às 18h, no campus do Bom Conselho.  O projeto recebe pessoas a partir de 51 anos e tem uma taxa mensal de R$45,00.

Heloisa Costa

ACOM/UNITAU

*Foto: Leonardo Oliveira