Alunos visitam locais do patrimônio histórico da cidade

Acontece, Aluno, Arquitetura, Conhecimento, Cultura, Destaque, Professor, Projetos

O Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou na última terça-feira, 18, a primeira caminhada urbana em comemoração ao Dia Internacional do Patrimônio Cultural.

*Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU

Alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, de História e de Letras participaram da atividade, que teve como objetivo principal, além de comemorar a data, a conscientização sobre a diversidade e sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e ambiental da região. “A ideia é ir aperfeiçoando para criar novas atividades além daquelas que já são regulares”, explica o Prof. Me. Flávio Brant Mourão, diretor do Departamento.

O evento também contou com a presença de André Bazzanella, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Vale do Paraíba. “Nós trabalhamos muito junto à Universidade. O que tenho visto é que os alunos têm participado intensamente e o nosso caminho não é só discutir e, sim, criar propostas”, disse.

Durante a caminhada, os participantes puderam fotografar os locais do patrimônio com o auxílio do fotógrafo de Arquitetura e também aluno do curso na UNITAU, Daniel Guinsburg. “Eu não tinha noção de como esse ambiente da Arquitetura é bacana, por intermédio da fotografia eu comecei a ter essa visão. Não é apenas tirar uma foto, eu quero passar para eles uma nova percepção”, ressalta.

Karen Vitória Galdini de Oliveira está no 3º semestre do curso de Letras da UNITAU e procura sempre participar de tudo o que acontece na Universidade. “Eu vim para conhecer o patrimônio histórico da cidade. Eu gostei porque dá para perceber algumas coisas que eu nunca tinha percebido antes”, conta.

Giovanna Madureira

*Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU