Universidade promove conscientização de funcionários no Hospital Regional

Aluno, Conhecimento, departamento, Destaque, Enfermagem

Nesta terça-feira, 25, a Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou, juntamente com o Hospital Regional, uma ação para prevenir e conscientizar os funcionários da unidade sobre a hipertensão arterial.

Alunos e professores da UNITAU orientaram os funcionários sobre os hábitos saudáveis de alimentação, os cuidados com o excesso de sódio, a importância das atividades físicas diárias, além de realizarem aferição de pressão arterial dos colaboradores. “A campanha é importante porque ela ajuda a população a detectar se sofre da doença, pois é uma doença silenciosa e acaba ajudando também na prevenção”, conta a Profa. Ma. Ana Claudia de Lima Lara.

Muitos profissionais de saúde, habitualmente responsáveis por cuidar do outro, se esquecem de cuidar de si mesmo por conta dos compromissos diários. “Os funcionários, muitas vezes, também se sentem desprovidos de algum cuidado. Normalmente no dia-a-dia você não tem essa atenção, pois damos total auxilio ao paciente e esquecemos a nossa própria saúde”, relata o enfermeiro Paulo Fabrício que trabalha a 10 anos no Hospital Regional.

Alunas de enfermagem da Universidade de Taubaté participam da ação de hipertensão

Para os alunos, a chance de aprender fora de sala de aula é um ganho para a formação. “A gente sai da sala de aula, dessa dinâmica em grupo, e tem esse contato direto com a comunidade. Ensinando aos funcionários que serão nossos futuros colegas de trabalho e assim aprendemos mais com essa experiência”, conta a estudante Karina da Silva Salgado 4º ano do curso de Enfermagem.

A responsável pela ação a Profa. Ma. Maria Cecília Pereira Nakamiti, organizou a programação e coordenou o evento, envolvendo alunos da Universidade e funcionários do Hospital.

Francine Eustachio

Foto: Leonardo Oliveira