Nutrição aplica avaliação diferente com apresentação de pratos típicos

Acontece, Aluno, Destaque, Nutrição, Saúde

Os alunos do primeiro semestre do curso Nutrição da Universidade de Taubaté (Universidade de Taubaté) fizeram uma avaliação diferente que envolveu o conhecimento e a prática. Os estudantes apresentaram pratos dos diferentes estados do país para uma banca julgadora formada por docentes da UNITAU.

A atividade faz parte da disciplina de Introdução a gastronomia. Durante todo o semestre, os estudantes conheceram mais sobre as regiões do Brasil e as particularidades da culinária de cada local, como por exemplo, as técnicas de corte. “O profissional que pretende trabalhar com nutrição tem que ter uma noção básica de como cozinhar e saber sobre a cultura do Brasil, os temperos usados”, explica o Prof. Me. Valmir Carneiro Ceschini, formado em Engenheira de Alimentos.

A sala foi dividida em grupos que representaram 16 Estados diferentes, e cada um ficou responsável por elaborar pratos típicos de cada região. A equipe que representou Pernambuco apresentou o escondidinho de carne.

Já o grupo do Rio Grande do Sul elaborou a receita do arroz carreteiro. Não faltou também a famosa feijoada, prato do Estado do Rio de Janeiro. “A culinária do Rio de Janeiro é muito boa, tivemos algumas dificuldades pela questão dos produtos naturais, mas foi bacana desenvolver esse prato. Foi uma aprendizagem muito satisfatória”, conta a estudante Daiana Ferraz.

Seis professores de diferentes Departamentos da UNITAU foram os jurados e avaliaram o sabor, a textura, o aroma, a originalidade, a decoração, a criatividade e a explicação da cultura de cada estado. “É um incentivo mesmo à prática, ao conhecimento e ao aprendizado do estudante de Nutrição. É muito válido e muito rico”, relata a Profa. Ma. Lucia Helena Gomes de Oliveira, chefe de Departamento de Educação Física, que foi uma das juradas da atividade.

Francine Eustachio

*Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU