Ex-aluno do curso de Fisioterapia tem pesquisa aprovada para publicação em revista científica

Destaque, Fisioterapia, Sem categoria

O ex-aluno Caíque de Melo, do curso de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU), formado em 2015, teve um trabalho científico aprovado para publicação na Motriz: revista de educação física. A pesquisa surgiu a partir de seu TG, o trabalho de graduação, que foi feito com outras duas colegas de turma, Michele Naldi e Thaís Almeida.

O projeto, orientado pelo Prof. Dr. Rubens Araújo, se estendeu após a apresentação do trabalho de graduação, quando Caíque atuou como monitor do Programa de Iniciação à Docência (PID). O estudo analisou 25 voluntárias, com idade entre 19 e 24 anos, para a avaliação das alterações na coluna causadas por três diferentes tipos de assentos.

A pesquisa avaliou a dor, o incômodo e o conforto, além da postura, no período de 1 hora. Os resultados mostraram que, independentemente do assento, as dores e o incômodo nas costas aumentam quanto maior for tempo na posição sentada.

No início do ano, Caíque enviou seu projeto para a revista Motriz e, em maio, foi aprovada a publicação. ”Além de gostar de pesquisa, a publicação de um trabalho científico significa uma chance de concorrer a uma bolsa de mestrado”, afirma o fisioterapeuta. Além disso, o Prof. Dr. Rubens Araújo apresentou os resultados da pesquisa no PhysioSphera, Congresso Internacional de Fisioterapia Online.

O trabalho do ex-aluno também influenciou duas outras pesquisas que estão sendo desenvolvidas dentro da Universidade: uma avalia as alterações na coluna em diferentes inclinações e em um assento, e a outra analisa o que o uso de smartphones pode ocasionar na postura. Ambos os trabalhos estão sendo desenvolvidos, e os resultados serão divulgados no final do ano.

Heloisa Costa

Foto: Leonardo Oliveira