Aluna de Pedagogia é contemplada com bolsa mérito

Aluno, Bolsa de estudo, Destaque, Pedagogia

A estudante Ana Carolina Veronese, do 5º semestre do curso de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi uma das premiadas com a bolsa mérito deste ano. Ela, filha de pai professor, ficou emocionada quando soube da notícia. “Primeiro pelo reconhecimento da Universidade em relação ao meu desenvolvimento e minhas notas, afinal a gente se esforça muito. E, segundo, pela questão financeira, o que, claro, ajuda muito”, conta ela, agradecendo a UNITAU.

Ana sempre foi encantada pelo ambiente escolar e, quando criança, amava ficar na escola chegando até a ser monitora. Com o exemplo dentro de casa, ela tinha em quem se inspirar. “Ver o que o meu pai faz e o que ele proporciona aos alunos me inspirou muito a seguir nesta profissão”, revela. Além disso, a estudante de Pedagogia escolheu a carreira por acreditar fielmente no poder da educação.

Com um resumo de prova em mãos, Ana Carolina conta que sua rotina de estudos é bem agitada. “Eu faço estágio pela Prefeitura na parte da manhã e também faço o Pibid, nas segundas e nas sextas-feiras, ambos na Escola Dr. Quirino. Com isso, durante todo o tempo que eu tenho disponível, eu estou estudando”.

O que a aluna mais gosta no Departamento de Pedagogia são os professores. Ela vê que, mais do que profissionais, eles são humanos e tratam os alunos com um carinho inspirador. “Às vezes, eles percebem que os alunos não estão muito bem, então vêm e perguntam o que está acontecendo, se queremos conversar. Enfim, isso também inspira a nossa futura formação para termos esse carinho e esse olhar para os nossos futuros alunos”, revela.

Para a bolsista, além de carinho, é importante que o professor esteja sempre bem informado e tenha uma formação continuada. “Nós temos alunos que têm acesso às informações em todos os lugares que você possa imaginar, mas temos uma escola com um modelo extremamente retrógrado. Por isso, o professor tem de se atualizar, porque o aluno dele é atualizado,” declara Ana.

Agora, ela se dedica ao Trabalho de Graduação (TG) na área de gestão, que é a que pretende seguir, depois de passar por diversas partes da educação. Como conselho, ela diz que o mais importante é se dedicar e dar o melhor de si em tudo que fizer. “Acho que, quando você vai fazer uma coisa, você tem de se empenhar naquilo que você faz, porque, caso contrário, nem se proponha a fazer”, finaliza.

Débora Santos

Foto: Leonardo Oliveira