Curso de Fisioterapia completa 20 anos

Acontece, departamento, Destaque, Fisioterapia, Professor, Saúde

Há exatos 20 anos, nascia o Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU). Fundado pelo Prof. Dr. Gerval de Almeida, já aposentado atualmente, o curso de Fisioterapia da UNITAU foi pioneiro na região do Vale do Paraíba.

No segundo semestre de 1997, teve início a primeira turma de Fisioterapia, inaugurando o curso e o Departamento. Para o Prof. Dr. Rubens Araújo, a abertura do curso teve um impacto enorme. “Foi muito bom para a comunidade e para a UNITAU. A profissão da Fisioterapia tinha uma procura muito grande na época e nós trabalhamos muito para montar um curso de excelência”, conta o primeiro professor do curso.

Em 1997, as expectativas eram grandes. Os professores fundadores se esforçaram ao máximo para a criação de um curso que formasse bons profissionais para atender a população da região. O tempo de duração do curso, nessa época, era cinco anos.  “A grande curricular da UNITAU foi vanguardista, era muito densa e completa para a época, o que fez com que o curso da Universidade virasse referência na região do Vale e do Sul de Minas”, afirma o docente.

2fisio
Prof. Dr. Gerval de Almeida, fundador do curso de Fisioterapia da UNITAU, em frente à Clínica de Fisioterapia.

Junto com o último ano da primeira turma, nasceu a Clínica de Fisioterapia da Universidade. Reconhecida pelo serviço prestado à comunidade, a Clínica foi fruto de muito empenho por parte do Prof. Gerval. “Uma clínica universitária é essencial para a formação do aluno, serve como laboratório pedagógico, então havia demandas tanto das exigências do MEC quanto dos alunos”, relembra o professor Rubens. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, a Clínica foi liberada para a primeira turma, mas em um local diferente.  A primeira Clínica de Fisioterapia era parte dos Prédios do Anexo do Bom Conselho. Só no ano seguinte, em 2003, foi fundado o prédio onde funciona a Clínica até hoje, próximo ao Departamento de Comunicação Social.

Durantes esses 20 anos, Departamento de Fisioterapia da UNITAU formou 1.100 profissionais e tem um grande compromisso com a população. Tudo isso só foi possível graças aos esforços do corpo docente e o sonho de criar um curso de qualidade. “Temos uma verdadeira equipe no Departamento de Fisioterapia, entre professores e alunos, que se relacionam muito bem entre si, trabalhamos em um ambiente de harmonia e muito aprendizado”, finaliza o professor Rubens.

Heloisa Costa

Fotos: Acervo do Departamento de Fisioterapia