O dom de cuidar: aluno concilia profissão de enfermeiro com a Odontologia

Acontece, Aluno, Conhecimento, Destaque, Odontologia, Saúde

Túlio Crozariol Dias de Souza é formado em Enfermagem e, ao longo de sua atuação como enfermeiro, começou a sentir a necessidade de buscar algo novo, só não sabia ao certo o quê.  Em um intervalo de três anos após sua formação, encontrou no curso de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) aquilo que buscava.

Foi ao passar por um dos momentos mais delicados de sua vida que o aluno tomou a decisão de mudar. “Um dos principais motivos que me fizeram querer sair da Enfermagem de alguma forma antes mesmo de conhecer a Odontologia, foi quando minha mãe desenvolveu o câncer de mama”, relata. Nesse mesmo período, Túlio optou por sair da cidade de Cruzeiro onde residia, e voltar para Taubaté. “Deu certo de eu conhecer uma aluna que estudava Odontologia aqui na UNITAU. Hoje ela é minha noiva e foi ela quem me incentivou e me mostrou como era a profissão” conta.

Hoje, cursando o 7º período, o estudante concilia a vida acadêmica com o trabalho no Hospital Regional do Vale do Paraíba. “Entro às 18h e saio às 6h para ir para a aula, que começa às 7h30. O maior desafio nisso é realmente me manter ativo, atento às aulas, às atividades das clínicas e estar sempre disposto”, revela. Sua rotina é baseada em muita força de vontade e, acima de tudo, em incentivo da família e dos amigos. “Já faz quatro anos que estou nessa rotina. Recebo muita ajuda de amigos que estudam comigo. Além disso, recebo o apoio da família e da minha noiva que, por já ser dentista, sempre me ajuda com as dúvidas”, completa.

Em meio aos desafios impostos pelas responsabilidades do dia a dia, desistir nunca foi algo que falou mais alto do que sua vontade de cuidar do próximo. “Eu amo cuidar das pessoas. O que me motiva é ter mais facilidade de trazer de volta o sorriso para o paciente, é saber que a outra pessoa está se sentindo melhor por minha causa”, ressaltou.

Apesar de ainda atuar como enfermeiro, Túlio enfatiza quais são os seus planos para o seu futuro profissional e pessoal. “Não vou deixar de ser enfermeiro, mas deixar de atuar como um é um dos meus principais objetivos. Quero realmente investir na área da Odontologia, é pelo que eu me apaixonei nesses últimos anos. Meu maior sonho é ter uma boa qualidade de vida, ser um bom profissional e poder manter minha futura família.”

A experiência alimentada ao longo de sua trajetória é o que faz tudo valer a pena. “Passando de uma área para a outra, vejo que hoje eu sou uma pessoa preparada para me formar como um cirurgião dentista. Não apenas querer ser o melhor, mas entregar o meu melhor. É preciso entender que o paciente é um mundo atrás de um sorriso, é muito mais do que apenas aquilo que você vê no consultório”, conclui.

Giovanna Madureira

*Foto: Giovanna Madureira ACOM/UNITAU