Estudante da Universidade embarca para Espanha

Acontece, Aluno, Bolsa de estudo, Destaque

O estudante de Administração Eduardo Mendes da Universidade de Taubaté (UNITAU) foi um dos contemplados com a Bolsa Ibero-Americana, uma parceria da UNITAU com o Banco Santander, e embarcou há um mês para a Espanha. Atualmente, o universitário mora em Valladolid e estuda na Universidad de Valladolid, onde cursa Administração de empresas.

No começo, a principal dificuldade do estudante era se adaptar à vida em um novo país. “Ao morar longe da minha família, dos meus amigos, acabei entendendo o real significado da palavra saudade. Principalmente quando você não tem ninguém para desabafar nos momentos difíceis”, relata o estudante.

Já do ponto de vista acadêmico, a adaptação não foi tão difícil. Nas universidades europeias, os universitários podem escolher as disciplinas que querem cursar. Eduardo escolheu Administração da produção, Jogos de empresas e Princípios do marketing. “O modelo das aulas não muda muito comparado com as aulas do Brasil. A diferença é que os alunos são avaliados praticamente toda semana em pelo menos uma disciplina”, explica.

A experiência também é positiva fora das salas de aula. O estudante aproveitou para conhecer algumas cidades, como Barcelona e Ibiza, pela organização de estudantes ESN (Erasmus Students Network), que organiza viagens, trabalhos voluntários, passeios a museus e também convidam alunos a palestrarem sobre o seu país.

Para registrar todos os momentos e compartilhá-los com quem ficou no Brasil, o estudante criou um canal no youtube. Para acessá-lo, é só clicar aqui.

Francine Eustachio

Foto: Arquivo pessoal