Professora comenta lista de obras literárias do Vestibular de Inverno

Biblioteca, Destaque, Vestibular de inverno

As obras literárias de leitura obrigatória para o Vestibular de Inverno da Universidade de Taubaté (UNITAU) são modificadas a cada três anos. A lista atual conta com poemas, contos e romances representativos a produção literária em língua portuguesa.

Segundo a Prof. Ma. Deise Morais, docente de Língua Portuguesa e Literatura da UNITAU, a seleção das obras literárias de qualquer vestibular tem ao menos dois objetivos: o primeiro é avaliar os conhecimentos dos candidatos, e o segundo, valorizar os saberes artísticos e culturais produzidos pela humanidade. Sobre as obras escolhidas para o vestibular, a professora esclarece “A Universidade têm priorizado obras de cunho social, que apresentem uma prosa poética, que transitem entre a literatura brasileira, portuguesa e africana.”

Confira as obras para o Vestibular de Inverno de 2017:

Libertinagem (Manuel Bandeira)
O guardador de rebanhos (Fernando Pessoa)
Casa de pensão (Aluísio Azevedo)
O alienista, Teoria do medalhão, Uns braços e O enfermeiro (Machado de Assis)
Capitães da areia (Jorge Amado)
A hora e a vez de Augusto Matraga (João Guimarães Rosa)
O último vôo do Flamingo (Mia Couto)
Primeiro de maio, Vestida de preto (Mário de Andrade)

Inscrições abertas

A UNITAU está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno para 13 cursos das áreas de Biociências, de Exatas e de Humanas. Os candidatos podem se inscrever até dia 14 de julho pelo site da UNITAU. A prova acontece no dia 16.

Gabriela Galvão
PRE/UNITAU

Foto: Leonardo Oliveira