Curso de Neurociências debate a saúde mental do universitário

Aluno, Destaque, Medicina

Nos dias 2 e 3 de agosto, aconteceu a 5ª edição do Curso de Neurociências, no Auditório do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), no Campus do Bom Conselho. Neste ano, o evento teve como temática a saúde mental do estudante e foi aberto para todos os estudantes dos cursos de Biológicas da UNITAU.

O curso contou com sete palestrantes, entre psicólogos e psiquiatras, que abordaram assuntos desde ansiedade e o uso de psicoativos até suicídio. “Quanto mais a gente conversa, mais a gente diminui o estigma dos transtornos mentais, mais pessoas vão se conscientizar e mais profissionais estarão preparados para ajudar”, ressalta a psiquiatra Maria Cristina Pereira Lima, psiquiatra e uma das palestrantes.

A escolha do tema abordado se deu após casos de suicídios de alunos de Medicina serem noticiados na mídia. “Além de expor o problema enfrentado por muitos estudantes, é uma forma de criar uma rede de apoio, mostrando o melhor caminho, uma ajuda”, conta Bruno Galvão, aluno do 3º período do curso de Medicina da UNITAU e Presidente da gestão do evento.

Para os alunos, além de conversar diretamente sobre a saúde deles, é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento profissional. “Muitas vezes, no horário das aulas, não temos a chance de debater sobre o tema, que é muito importante para a nossa formação, tanto pessoal quanto profissional”, afirma Vitor Zanelato, aluno do 4º período do curso de Medicina. “Acredito que esse evento vai impactar na nossa qualidade de vida, nos ajudando a solucionar problemas que podemos enfrentar” conclui.

Heloisa Costa

*Foto: Leonardo Oliveira