Untitled-1

Pós-Graduação em Odontologia realiza pesquisas de destaque internacional

Acontece, Aluno, Destaque, Odontologia, Pesquisa, Pós-graduação, Professor

Além da graduação, o curso de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) conta também com um programa de Pós-Graduação, que oferece os níveis de Mestrado e Doutorado. No curso, os alunos têm como objetivo produzir e desenvolver pesquisas com ajuda de um orientador, que é docente da Universidade.

O Mestrado e Doutorado de Odontologia são divididos em cinco subáreas: Biologia odontológica, Dentística, Endodontia, Periodontia e Prótese. Ao ingressar na Pós-Graduação, o estudante escolhe a área em que deseja estudar, planeja a pesquisa que vai desenvolver e solicita o professor orientador. Para efetuar a pesquisa, é necessário aporte financeiro, que é fornecido pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) ou por organizações particulares, de acordo com o projeto do estudo.

Coordenadora-adjunta do curso, a Profa. Dra. Laís Regiane da Silva Concílio conta que as pesquisas têm grande importância para os estudantes pela vivência pedagógica. “Quando o aluno entra no mestrado, ele tem que ter esse apelo acadêmico, para ser mestre tem que saber dar uma aula e saber orientar também. Então é importante estar inserido na pesquisa, para saber principalmente orientar”, diz a docente. Além disso, a doutora destaca o envolvimento dos alunos. “Todos vão mesmo para a bancada dos laboratórios, fazem experimentos e colocam a mão na massa para desenvolver as pesquisas”, finaliza.

Ex-aluna do curso, a Profa. Dra. Cyntia Ferreira Ribeiro, docente de uma universidade de Minas Gerais, é um dos exemplos de realização de uma pesquisa de destaque. Seu estudo, sobre adesão das bactérias em implantes de titânio, foi publicado na revista Archives Oral Biology, periódico importante da área no âmbito internacional. “Ter realizado a pesquisa foi muito gratificante do ponto de vista científico, e o curso abriu várias oportunidades na minha carreira, com certeza ajudou muito”, afirma Cyntia.

O Departamento de Pós-Graduação em Odontologia da UNITAU conta com uma clínica de atendimento e mais de 15 laboratórios de ensino, além de um programa de intercâmbio para Instituições nacionais e internacionais de pesquisa.

Leonardo Nicolini

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM