PAIE organiza cerimônia de retorno às atividades

Acontece, Comunidade, Conhecimento, Cultura, Eventos, Extensão, Professor, Projetos, Saúde

No dia 7 de agosto, segunda-feira, o Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) deu início às atividades do 2º semestre com uma cerimônia de abertura.

O evento contou com uma palestra sobre lian gong, uma técnica chinesa de exercícios corporais, da pedagoga Vera Simonetti, uma apresentação do grupo Coral, composto por membros do PAIE, e um lanche preparado por professores e alunos do curso de Nutrição da UNITAU.

O tema da palestra foi escolhido pelos próprios membros do programa, que já conheciam o trabalho desenvolvido pela pedagoga. Há, inclusive, planos para iniciar um curso sobre lian gong. “Essa ginástica terapêutica é muito boa para os idosos, devido à suavidade dos exercícios e movimentos ”, conta Vera.

O grupo Coral animou as pessoas presentes no evento

Além de levar conhecimento, a cerimônia tem como objetivo promover a integração entre os idosos do Programa. “O PAIE, acima de tudo, é um programa social, em que, além de ser um lugar para socialização, dá um suporte social aos participantes”, afirma a Profa. Ma. Eliana Fátima de Almeida, responsável pelo projeto.

Para os membros do PAIE, o evento é uma oportunidade de conhecer novas pessoas, rever os amigos e, principalmente, escolher uma nova atividade para o semestre. “É muito boa essa recepção, é a chance que temos de ver coisas novas e até escolher um curso novo”, ressalta Nancy de Oliveira, que participa do programa há 2 anos.

Heloisa Costa

*Foto: Leonardo Oliveira