Odonto Comunidade marca início do 37° COUT

Acontece, Aluno, Comunidade, Conhecimento, Destaque, Odontologia, Saúde

A 37ª edição do Congresso Odontológico da Universidade de Taubaté (COUT/UNITAU) acontece entre os dias 14 e 18 de agosto. Tradicional na Universidade, o COUT é organizado por alunos do último ano do curso, que buscam trazer as novidades da Odontologia e do mercado.

Além de workshops e palestras, um espaço dedicado à área científica e o atendimento à comunidade complementam a programação. As atividades iniciaram com o OdontoComunidade, um projeto que ensina técnicas de escovação e hábitos de higiene bucal para crianças e idosos.

“O OdontoComunidade é uma atividade paralela ao COUT e coloca de certa forma nossos alunos em contato direto com a comunidade, que é uma das vertentes da nossa Universidade. As crianças aprendem as técnicas de escovação e ganham os kits, isso acaba dando uma motivação no sentido de prevenção”, explica o Prof. Dr. Rubens Guimarães Filho, coordenador desta edição.

Por meio de muita diversão, as crianças puderam aprender sobre higiene bucal. Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU

Além da escovação, foi preparado um circuito de atividades e brincadeiras que, de forma lúdica, auxiliam os alunos na aprendizagem sobre higiene bucal. “Nós convidamos 200 alunos da rede pública. À medida que eles vão chegando, fazemos algumas atividades e brincadeiras”, ressalta Isabelle Schalch de Oliveira Campos, aluna do 8° período de Odontologia. O empenho dos estudantes na ação foi essencial. “Eu gostei muito da sala de jogos e do teatro”, conta a aluna da Escola Municipal Mario Lemos de Oliveira.

“O COUT é um momento em que os alunos se reúnem e se preocupam com a questão de buscar por novos conhecimentos, novas visões. É sempre muito interessante”, reconhece a Profa. Ma. Ana Paula Lima Guidi Damasceno, diretora do Departamento.

Para finalizar as atividades, o COUT ainda realizará um baile de encerramento, reunindo alunos e ex-alunos do curso.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do Congresso.

Fábio Vienu e Giovanna Madureira

*Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU