Saúde dos moradores de rua é tema de evento

Acontece, Aluno, Conhecimento, Medicina, Nutrição, Saúde

A Liga Acadêmica da Saúde da Família e Comunidade, do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), organizou um evento sobre a saúde da população em situação de rua, que contou com uma mesa redonda, um debate e uma apresentação cultural com o rapper Chard Silvestre.

Realizado no dia 9 de agosto, o principal objetivo foi o de conscientizar alunos de vários cursos da UNITAU sobre as condições de vida das pessoas que moram nas ruas. “A Liga busca humanizar essas pessoas que são vistas de forma marginalizada, apenas como moradores de rua, não como pessoas”, conta Isabela Di Pardi, aluna do 5º semestre do curso de Medicina e presidente da Liga.

Entre os convidados, estiveram profissionais de diversas áreas, como sociólogos e enfermeiros. Cada um dos palestrantes abordou sua vivência em relação à luta dos moradores de ruas, incluindo direitos e qualidade de vida. “É importante debater esse tema, ainda mais sob diferentes visões, porque traz a Universidade para outra realidade, além da questão acadêmica”, afirma a socióloga Rosa Scaquetti.

Para os profissionais da área da saúde, discutir o tema é ainda mais necessário. “Trabalhando com saúde, os alunos terão contato com a população de rua. Isso traz um olhar diferenciado, mais consciente, para os futuros profissionais”, ressalta a técnica de enfermagem Stella Maris, que trabalha no Consultório na Rua, uma van que percorre Taubaté oferecendo assistência aos moradores de rua.

Heloisa Costa

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM