Universidade promove evento sobre a engenharia de bicicletas

Acontece, Aluno, Conhecimento, departamento, Destaque, Engenharia, Professor

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia o 1º Workshop de Engenharia e tecnologia em bikes. O principal objetivo é mostrar a demanda de profissionais especializados no mercado de fabricação de bicicletas de alto desempenho que existe na região do Vale do Paraíba.

A ideia para a realização do Workshop surgiu a partir de uma pesquisa mercadológica sobre o crescimento de empresas e fábricas que estão investindo no setor. “Geralmente, o aluno de Engenharia deseja trabalhar na área automobilística, ou na área aeronáutica, porém há uma procura por profissionais capacitados para produzirem bikes com alta performance, que chegam a custar 100 mil reais”, conta o Prof. Me. Leandro Nogueira, coordenador do Workshop.  O evento ainda discute temas como a mobilidade urbana, a aerodinâmica e os materiais, como o grafeno e a fibra de carbono.

O Workshop é um dos primeiros passos para a inclusão do tema no currículo dos alunos dos cursos do Departamento de Engenharia Mecânica da UNITAU.

Apesar de já existirem disciplinas relacionadas, como a de autoveículos, a intenção é que a engenharia de bicicletas faça parte da grade curricular. “Há apenas uma universidade federal no Brasil que oferece essa disciplina. Queremos implantá-la assim que possível, ainda mais pela sua importância no mercado”, ressalta o docente.

O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto, das 19h às 20h, é gratuito e aberto ao público. O Departamento de Engenharia Mecânica fica na Rua Daniel Daneli, S/N, em Taubaté.

Heloisa Costa

*Foto: Leonardo Oliveira /ACOM