site-2

Alunos de Odontologia realizam ação com idosos

Conhecimento, Destaque, Odontologia, Saúde

Os alunos do curso de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram um trabalho com a comunidade pela 37ª edição do Congresso Odontológico da Universidade de Taubaté (COUT/UNITAU).  Dessa vez, o público atendido foram os idosos do Espaço de Convivência da Melhor Idade, projeto implantado no município de Taubaté há sete anos, no qual eles oferecem atividades às pessoas da terceira idade.

Os estudantes realizaram uma breve apresentação sobre as doenças que mais acometem as pessoas que fazem o uso de prótese e quais cuidados devem ser tomados. O Odontomóvel foi utilizado para aqueles que queriam fazer uma breve avaliação. Ana Paula de Almeida Miranda, assistente social e responsável pelo Espaço, destaca a importância da ação. “Para nós é de suma importância, o projeto é muito bacana, porque é trabalhada a questão da prevenção com relação à saúde bucal e sabemos que a maioria dos nossos idosos não tem acesso a este serviço”, diz.

Pietra Mancinha, do 4° período de Odontologia, realizou atendimentos pela primeira vez e aprovou a iniciativa. “É muito bom poder ajudar, pois acaba facilitando na hora da descoberta de alguma doença. Eu gostei e gosto de falar com idosos, porque eles são muito atenciosos”, comenta.

O Prof. Dr. Edison Tibagy Dias de Carvalho, responsável pela atividade, diz que a ideia é alcançar todos os públicos. “Já fazemos em várias cidades com crianças. A orientação aos idosos permite que a gente consiga atingir essa parcela da população que muitas vezes é esquecida”, afirma.

Lucas Azevedo

Foto: Leonardo Oliveira (ACOM/UNITAU)