site

Alunas de Enfermagem realizam ação com comunidade do São Gonçalo

Acontece, Aluno, departamento, Enfermagem, Eventos, Professor, Projetos, Saúde

Alunas do Departamento de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram no dia 24 de Agosto, juntamente com o Posto de Atendimento Médico e Odontológico do bairro São Gonçalo, uma ação para avaliar os pés dos pacientes hipertensos e diabéticos.

Esta atividade faz parte do Projeto Extensão Eco Cidadania e Saúde (Pecos), coordenado pela Profa. Dra. Vânia Maria de Araujo Giaretta, voltado para a qualidade de vida das pessoas. A mobilização atendeu cerca de 30 pacientes e contou com uma aula das alunas explicando com slides e fotos como examinar os pés em casa, como higienizá-los, hidratá-los e os tipos de sapatos mais corretos. “É até difícil mensurar a importância desse evento, porque nós trouxemos um beneficio para comunidade e discutimos com eles. São pessoas diferentes falando, então eles escutam melhor”, comenta a docente.

Devido à quantidade de pacientes a serem examinados, o PAMO solicitou a ajuda da UNITAU que prontamente se disponibilizou a ajudar. A enfermeira de plantão, Débora Cristina Paes de Carvalho, afirma o quão necessário é a Universidade estar envolvida nesta causa. “São muitos pacientes e ações assim ajudam no monitoramento. Quando recebemos pessoas de fora, os pacientes dão mais atenção, escutam mais e fazem o que foi orientado”.

As alunas presentes estavam animadas com a ação e com poder, de uma forma simples, ajudar a comunidade. “Esse evento serve para esclarecer as dúvidas, pois a área da Enfermagem dentro de um posto, muitas vezes é sobrecarregada, não havendo oportunidade de dar muitas orientações”, diz a aluna do 4º semestre, Lara dos Reis Silva.

Após a explicação das alunas sobre o tema, foram realizados alguns exames nos pés. Raquel Barbosa Ferreira, uma das pacientes, disse que a aula ajudou a entender melhor quais são os cuidados necessários e ressalta. “Ter alguém para dar orientações para nós é muito bom”.

A atividade aconteceu novamente no dia 31, às 14h, e foi aberto ao público. O PAMO fica localizado na Rua: Camilo Gomes Quintanilha, 851, São Gonçalo.

João Santana

*Foto: Leonardo Oliveira/ ACOM