cicted-site

Palestras e minicursos são destaques no maior Congresso Científico da Região

CICTED, Destaque

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza de 20 a 23 de setembro o VI Congresso Internacional de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), o maior congresso científico da região do Vale do Paraíba. Este ano o tema será “A Matemática está em tudo”.  O objetivo é estimular a pesquisa científica desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação. A proposta do CICTED é que os participantes apresentem os trabalhos científicos por meio de painéis. A programação das apresentações dos painéis pode ser consultada aqui.

Dentre as categorias estão o ENIC Teen, ENIC Júnior e ENIC Kids, que contam com a participação dos alunos do Ensino Médio e Fundamental de diferentes escolas de Taubaté e região, o Encontro de Iniciação Científica (ENIC) para alunos de graduação, a Mostra Internacional de Pós-Graduação (MIPG), o Seminário de Extensão (Semex), o Seminário de Docência Universitária (Seduni), e Projetos de Pesquisa e Inovação (PP&I), para incentivar os alunos a exibirem projetos que ainda não têm resultado final, categoria lançada na edição anterior.

O Congresso conta com uma programação ampla que inclui palestras e minicursos nas diversas áreas do conhecimento. “A pesquisa é extremamente necessária nos dias de hoje e trabalhar isso de forma interdisciplinar é fundamental”, conta o Prof. Me. Júlio César Graves, Engenheiro da Embraer e palestrante da abertura do congresso que será realizada no dia 20, às 19h. Confira a programação completa aqui.

A palestra, direcionada para alunos de licenciatura, é um exercício de preparação de aula contendo três principais componentes: o contexto, a interdisciplinaridade e a experimentação. Por se tratar do biênio da matemática, a atividade elucidará as principais dificuldades do ensino desta disciplina no ensino médio e fundamental propondo uma nova ótica para aulas de equações de segundo grau por meio desta técnica. A técnica coloca lado a lado história, filosofia, literatura, geografia, biologia, física, linguagem e equações de segundo grau. Para finalizar a palestra, aplicações industriais serão apresentadas, atendendo a proposta de contextualização. O principal público alvo são docentes e discentes dispostos a pensar por uma nova perspectiva a educação do país.

O CICTED será no Campus da Juta, na Rua Daniel Danelli, s/n. Para mais informações: (12) 3625-4192.

Lucas Azevedo