Inclusão de surdos é debatida em evento de Universidade

Acontece, Comunidade, Conhecimento, Cultura, Pedagogia, Saúde

Com o objetivo de proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e de surdos, ocorrerá, no Departamento de Pedagogia, da Universidade de Taubaté (UNITAU), no dia 16, o “Setembro Azul”, que contará com diversas atividades, como palestras, mesas de debate e apresentações musicais.

O tema “O protagonismo das comunidades surdas” busca mostrar o atual cenário encontrado por essas pessoas em diversos contextos da sociedade, como o do ensino superior e o do mercado de trabalho.

A data é comemorada no Brasil e no mundo em homenagem às conquistas da comunidade surda, também há o reconhecimento da Libras como a língua brasileira de sinais. “A comunidade ouvinte, e até mesmo os surdos, tem um estigma por conta do contexto histórico e queremos quebrar isso e mostrar as oportunidades que existem para eles”, comenta Viviane Galvão Botelho Neves, tradutora e intérprete do curso de Pedagogia, uma das organizadoras do evento.

As atividades são abertas ao público, têm início às 9h da manhã e ocorrem ao longo de todo o dia no auditório do curso de Engenharia Civil, na rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99, em Taubaté. Para conferir a programação completa, clique aqui e se inscreva para garantir seu certificado.

O assunto também foi tratado pelo polo de Educação a Distância da UNITAU em Ubatuba, no dia 1° de setembro. Foi a primeira vez que o encontro aconteceu na unidade. A programação trouxe palestras com diversos temas relacionados ao assunto e teve participação de mais de 160 pessoas.

Ainda no espírito de inclusão, os professores e técnicos do Departamento de Comunicação Social em parceria com o Grupo de Estudos de Língua Portuguesa (GELP) irão realizar uma oficina de fotografia e vídeo em celular para surdos. A oficina é parte da programação do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) e acontecerá no sábado, dia 23 de setembro, das 8h às 10h.

Rafaela Pereira