Mestrados da Universidade são classificados com nota 4 pela Capes

Acontece, Conhecimento, Destaque, Pesquisa, Pós-graduação

A Universidade de Taubaté (UNITAU) teve sete cursos de pós-graduação nos níveis de mestrado e um curso de doutorado avaliados com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao todo, a UNITAU oferece 10 cursos de Mestrado, além do Doutorado e Pós Doutorado em Odontologia.

O resultado foi divulgado na noite de terça-feira, 20. As avaliações são realizadas a cada quadriênio. Entre os critérios de avaliação estão a qualificação do corpo docente e as publicações científicas, produzidas por professores e alunos. “As pesquisas precisam ser publicadas em âmbito internacional e precisam ter impacto”, explica o Prof. Dr. José Roberto Corteli, coordenador do Mestrado e do Doutorado em Odontologia, ambos com nota 4 na avaliação.

“Manter essa nota 4 é importante, pois concorremos com 120 cursos de pós-graduação em Odontologia no país. É uma vitória, ainda mais pelo momento que vivemos no país. É importante ressaltar que a manutenção desta nota se dá pelas pesquisas que desenvolvemos, a maioria com suporte das agências de fomento”, finaliza.

Dos dez cursos oferecidos pela UNITAU, sete mantiveram ou alcançaram a nota 4, como é o caso do Mestrado em Desenvolvimento Humano e em Educação. “É isso que se busca dentro da academia, oferecer formação de qualidade para nossos alunos e a nota da Capes vem para consagrar esse trabalho realizado. É uma conquista do corpo docente, discente e também da Administração Superior da Universidade”, afirmou a Profa. Dra. Edna Chamon, coordenadora dos dois mestrados.

Para o Prof. Dr. Francisco José Grandinetti, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o resultado reflete o empenho das ações voltadas para a pesquisa dentro da Universidade, como os eventos, os seminários, as revistas científicas, mas, principalmente, a dedicação dos professores. “O comprometimento do corpo docente é de extrema importância. São eles quem garantem um ensino de qualidade e a formação qualificada para nossos alunos. A junção de todas essas ações resultam no reconhecimento da avaliação da Capes”, afirmou.

Confira as notas abaixo:

Ciências Ambientais (Acadêmico)         4
Ciências Ambientais (Profissionais)      3
Engenharia Mecânica (Acadêmico)      3
Engenharia Mecânica (Profissional)     3
Linguística Aplicada                                 4
Odontologia (Mestrado/Doutorado)    4
Gestão e Desenvolvimento Regional    4
Educação                                                    4
Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas sociais     4
Planejamento e Desenvolvimento Regional (Acadêmico)    4

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM (Imagem ilustrativa)