Prevenção ao suicídio é tema de palestra

Acontece, Aluno, Psicologia

O Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza nesta segunda-feira, 25, uma palestra que irá abordar a prevenção do suicídio. A atividade integra a campanha do Setembro amarelo, que reúne ações para discutir o assunto.

Realizado pelo segundo ano, o evento terá palestras ministradas pela psicóloga Teresa Vera de Sousa Gouvêa e pelo psicanalista e psiquiatra Maurício Luchesi.

Para Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira, diretora do curso, o suicido é uma questão de saúde pública que precisa ser discutido. “No Brasil, os índices de suicídio são muito altos e, para muitos, ainda é um tabu. Precisamos incentivar os nossos alunos a discutir esse tema, como uma forma de prevenção”, afirma.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Vale do Paraíba, uma pessoa se suicida a cada três dias. Nos anos 1980, a taxa era de 3,21 vítimas de suicídio por 100 mil habitantes. Em 2015, o índice saltou para 5,16 por 100 mil.

Esse ano, a organização da atividade ficou por conta dos alunos de Psicologia, que, além das palestras, organizaram um mural no Departamento no qual colocaram diversas mensagens positivas e de incentivo a vida. “É muito gratificante ver os nossos alunos envolvidos com a causa”, finaliza Adriana.

Os alunos que participarem ganhará certificado e contará como AACC. A atividade é aberta ao publico e acontece às 19h30 no Campus Bom Conselho, localizado na Av. Tiradentes, 500, Bom Conselho.

João Santana

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM