Alunos de Odontologia realizam ação de prevenção do câncer bucal

Acontece, Comunidade, Destaque, Extensão, Odontologia, Saúde

    Os estudantes de Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram atendimento comunitário na cidade de Cruzeiro, SP, com o intuito de prevenir lesões bucais e diagnosticar possíveis tumores. A atividade faz parte das ações organizadas pela Liga de Diagnóstico Oral e Maxilo-Facial.

    “Nós realizamos o exame clínico e, posteriormente, há uma orientação de como fazer o autoexame bucal e os cuidados que os pacientes devem tomar. Os casos em que encontramos alguma suspeita de câncer, encaminhamos ao ambulatório da Universidade para diagnóstico. Caso confirmado, orientamos os procedimentos e encaminhamentos futuros para o tratamento adequado”, explica a Profa. Ma. Ana Paula Damasceno, diretora do Departamento de Odontologia.

    Os alunos do 1° ao 8° período do curso de Odontologia podem participar da campanha de prevenção. “Os estudantes mais experientes orientam os novatos e, dessa forma, todos acabam ganhando experiência. Quando encontram algum tipo de lesão, todos observam para que possam discutir aquele tipo de lesão, posteriormente”, acrescenta a professora.

     O atendimento é realizado em parceria com a Liga Acadêmica e Comunitária de Oncologia do Departamento de Medicina, coordenada pelo Prof. Dr. Flávio Luiz Lima Salgado.

 

Fábio Vienu

ACOM/UNITAU

Foto: Arquivo pessoal