Alunos e professores aprovaram expedição no Litoral Norte

Acontece, Aluno, Conhecimento, Cultura, Geografia, História, Letras, Professor, Projetos

Os alunos de Letras, História e Geografia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram, entre os dias 12 e 14 de outubro, uma viagem pedagógica às cidades de Ubatuba e de Paraty. Durante a expedição em Ubatuba, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Ilha Anchieta e uma aldeia indígena, na qual participaram de uma oficina de arco e flecha e de pintura facial. Já em Paraty, a expedição teve como guia o ex-aluno de História da UNITAU Márcio do Nascimento Barbosa, que mostrou pontos históricos da cidade.

O Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa destaca que o mais interessante da expedição foi o testemunho de pessoas que vivem no local. “Esse trabalho de campo é muito importante para os alunos. Você aprende com o estado vivo das coisas, não se tem a sua frente um mero objeto de estudo. Flagrar esse tipo de comunidade nos dias atuais, como é o caso da aldeia indígena, e as riquezas históricas acumuladas em um único lugar, como é o caso da Ilha Anchieta, é extremamente interessante”, destaca.

Para Victor Hugo Juliani, aluno do 6° período do curso de História, a viagem foi enriquecedora. “A experiência foi a melhor possível, visitamos diversos lugares, é sempre bom a gente aprender estando no local, vivenciando a história. A parte histórica, geográfica e literária esteve presente em todos os lugares em que fomos”, disse.

Para a Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, a viagem teve um saldo positivo para todos. “Foi uma experiência muito rica, aprendemos um pouco da cultura indígena e alguns aspectos preservados da parte histórica. Voltamos de lá com uma imensa bagagem cultural”, completa.

Lucas Azevedo

*Foto: Arquivo Pessoal