Equipe de Engenharia da Universidade é campeã em competição internacional

departamento, Destaque, Engenharia, Internacional, Mestrado, Prêmio, Projetos, Tecnologia

A equipe Sanergya-Unitau, da Universidade de Taubaté (UNITAU), formada pelo Prof. Dr. Ederaldo Godoy Júnior, Prof. Dr. Arcione Ferreira Viagi e pelo aluno Fabricio Miguel Farinassi, do Mestrado em Engenharia Mecânica, foram os vencedores da competição internacional Global Biobased Business Competition (G-BiB), que estimula o empreendedorismo de pequenas empresas por meio de um produto inovador e renovável. A final foi realizada entre os dias 17 e 19 de outubro em Campos do Jordão, São Paulo.

A startup foi criada em 2015, e os docentes desenvolveram o projeto “Produção ecoeficiente de biometano”, envolvendo a purificação de biogás, e competiu com outras equipes da Alemanha e de Holanda.  Apesar da conquista, o Prof. Dr. Ederaldo Godoy Junior diz que a final foi bem acirrada. “Foi muito bem disputada. Os projetos das outras equipes são muito interessantes, mas nós mostramos um plano de negócio mais profissional e viável e conquistamos a final”, comenta.

O mestrando Fabrício Miguel Farinassi colaborou no desenvolvimento do plano de negócios e se diz contente em fazer parte da equipe. “Ingressei no mestrado e logo o professor Ederaldo me fez o convite. Ajudei na busca de parcerias e é gratificante ver um projeto teórico ter aplicação prática, e dar frutos”, afirma o aluno.

A Sanergya-Unitau recebeu uma premiação de € 10 mil, equivalente a quase R$ 40.000. Com a verba arrecadada, a equipe pretende dar continuidade ao projeto e explorar possíveis interessados no mercado nacional, internacional e instalar uma planta-piloto em uma unidade industrial na região.

Lucas Azevedo