Artigo sobre saúde da mulher é aceito em publicação internacional

Acontece, Aluno, Conhecimento

A Profa. Dra. Quésia Postigo Kamimura, juntamente com alunos do Departamento de Gestão e Negócios (GEN) da Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolveram um artigo sobre a promoção da saúde feminina, que foi publicado pela Sociedade de menopausa e andropausa, em um Congresso que aconteceu na Holanda.

O artigo compõe um projeto que tem como objetivo analisar as ações de promoção à saúde voltadas para mulheres na faixa etária de 45 a 65 anos e contou com o apoio de profissionais da área de Educação Física da UNITAU. Ao todo, 176 mulheres participaram do estudo e, além das atividades, foram feitas caracterizações da qualidade de vida.

Os alunos participaram de todos os projetos de etapa da pesquisa, como a discussão dos objetivos, da metodologia e a submissão ao Comitê de Ética da UNITAU. Após a aprovação do Comitê, o grupo começou a trabalhar na publicação, e o primeiro aceite ocorreu na Holanda. Também foi publicado nas revistas Direct Science e na Maturitas Abstract.

“Realizarmos atividades assim é muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Nós estamos em uma universidade, e esses projetos são realizados com professores, alunos do mestrado, da pós-graduação e da graduação”, afirma a Profa. Dra. Quésia Postigo Kamimura.

Para o diretor do GEN, Prof. Me. Paulo Henrique da Costa Sodré, esse tipo de trabalho ajuda no crescimento profissional do aluno e ressalta: “É um estímulo não só cultural, mas pessoal, para que o aluno comece a obter conhecimento da carreira que ele quer e comece a construí-la”.

Após a publicação no Congresso, houve um convite para participarem de um livro que está sendo elaborado e organizado por um grupo da Universidade Federal da Bahia. Os pesquisadores envolvidos no projeto elaboraram um capítulo que integrará o livro.

João Santana

*Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU