Farmácia da Medicina oferece medicamentos gratuitos

Comunidade, departamento, Destaque, Medicina

Há 44 anos, os alunos do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU), ligados ao Diretório Acadêmico, administram um projeto voltado à comunidade: a Farmácia da Medicina.

Criada pelos alunos da primeira turma do curso, a “farmacinha”, como é apelidada carinhosamente, oferece remédios gratuitamente à população, basta apresentar uma receita médica. “As pessoas chegam aqui com a receita e, se o medicamento estiver disponível, já liberamos, sem nenhum custo”, conta a farmacêutica Thaís Soldi, que auxilia o trabalho dos alunos.

O funcionamento é como de uma farmácia comum e regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitaria (Anvisa). As alunas responsáveis pelo estabelecimento, Gabriela Junqueira e Jamile Flori, ambas do 3º semestre do curso de Medicina, fazem o cadastro dos remédios, organizam as prateleiras, atendem à população e recolhem as receitas. “É uma experiência incrível, principalmente nos primeiros anos do curso, pois entramos mais em contato com os medicamentos”, destaca Gabriela. “Além disso, o contato com a comunidade é a parte mais gratificante do trabalho. Muitos já frequentam a farmacinha há décadas, então ficamos muito próximos”, completa Jamile.

A Farmácia não possui fins lucrativos e sobrevive de doações e contribuições de ex-alunos, de professores e da própria população. “Todos os medicamentos que temos aqui, nós ganhamos. Já a manutenção é feita por meio de doações de alunos e de ex-alunos. Inclusive criamos um plano para ajudar a farmacinha, com doações mensais”, relata Gabriela.

Qualquer pessoa que tiver interesse pode retirar medicamentos na Farmácia da Medicina, sem necessidade de comprovação de renda. É feito um cadastro rápido, com nome, CPF e endereço. “É um trabalho muito bom. Muitas vezes, não encontramos medicamentos que precisamos, e aqui tem. Nos ajuda muito. Fora isso, os alunos aprendem muito aqui”, conta o casal Irineu Drudi e Maria de Lurdes Drudi, que frequentam a farmácia há quase 10 anos.          Já Maria Aparecida Mendes pretende voltar mais vezes ao local. “Essa é a primeira vez que venho. As meninas nos atendem muito bem e aqui tem muitos remédios que uso que não estavam disponíveis em outros lugares. Com certeza, vou divulgar e voltar”, disse a aposentada.

A farmacinha funciona todas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. Ela fica localizada no Campus do Bom Conselho, no Departamento de Medicina.

(Foto: Leonardo Oliveira ACOM/UNITAU)

Heloisa Costa