Estudantes de Comunicação participam de treinamento realizado pelo Exército

Comunicação, Conhecimento

Anualmente os militares do Exército Brasileiro realizam um exercício de simulação de guerra, com o objetivo de representar casos de conflitos e preparar os soldados para possíveis momentos de crise. Neste ano, o treinamento acontecerá entre os dias 21 e 30 de novembro, em diversas cidades da região do Vale do Paraíba, e terá a participação de mais de 4 mil militares.

Para tornar a simulação ainda mais real, o Exército contará com a colaboração dos alunos do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU), que participarão das atividades nos dias 27 e 28 de novembro, nas cidades de Cunha, Lagoinha, Redenção e Natividade da Serra.

Os estudantes assistirão a uma palestra de ambientação, acompanharão os militares em suas atividades operacionais e realizarão uma entrevista coletiva.

A finalidade da proposta é preparar os porta-vozes da Instituição para atender a imprensa. Será simulado um problema dentro das operações de guerra e a função dos alunos será simular uma coletiva de imprensa, fazendo questionamentos sobre o fato, para que o Exército se prepare para lidar com as informações dentro da própria instituição e também trabalhar isso com a mídia.

A Profa. Ma. Edilene Maia, diretora do Departamento de Comunicação Social, vê a atividade como uma experiência muito relevante para os estudantes. “Além de proporcionar uma vivência na prática fora do centro pedagógico, também é uma oportunidade de ampliar a rede de contatos dos nossos alunos para futuras atuações no mercado de trabalho”, afirma.

Rafaela Pereira