Milton Chagas ex-reitor da UNITAU falece em Taubaté

Institucional

Milton de Freitas Chagas, ex-Reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU), faleceu nesta segunda-feira, 4, em Taubaté, vítima de complicações após uma operação cardíaca.

Formado em Arquitetura pela antiga Faculdade Nacional da Universidade do Brasil e mestre pela Universidade de São Paulo (USP), Milton Chagas foi Reitor durante dois mandatos.

Sua história no Ensino Superior teve início na Escola de Engenharia de Taubaté, em que lecionou no curso de Engenharia Civil. Em 1971, assumiu a chefia do Departamento de Engenharia Civil. Com a Universidade de Taubaté constituída, foi chefe do Departamento de Engenharia Civil e de Arquitetura.

Na Administração Superior, atuou como Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão, no ano de 1980, como Pró-reitor Estudantil e Presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Copesa), de 1983 a 1984.

Em 1984, assumiu a Pró-reitoria de Finanças e atuou à frente da gestão financeira da Universidade até 1986. No ano seguinte, em 1987, assumiu a Reitoria da Universidade pelo primeiro mandato (1987 a 1991). O segundo mandato teve início em 21/01/1993 e durou até 21/01/1997.

Enquanto Reitor, Milton Chagas ficou conhecido pelas visitas aos Departamentos e setores da UNITAU. Durante seus mandatos, foi aprovado o Estatuto da UNITAU, a Semana de iniciação científica foi institucionalizada e foi  criado o Grupo de Estudos de Língua Portuguesa (GELP).

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM