site

Plataforma digital auxilia professores e alunos

Acontece, Aluno, Conhecimento, Destaque, Institucional, Professor, Tecnologia

A Universidade de Taubaté (UNITAU) disponibiliza por meio de seu site o Espaço virtual de aprendizagem (EVA), uma plataforma gratuita para que os professores disponibilizem conteúdo online. De acordo com portaria do Ministério da Educação (MEC), as instituições de Ensino Superior podem oferecer 20% do conteúdo das disciplinas de forma virtual. No EVA, os docentes da UNITAU conseguem postar conteúdo complementar ao apresentado em sala de aula, como slides, vídeos e áudios.

A Profa. Dra. Fabíola Figueiredo Nejar, do curso de Nutrição, acredita que a plataforma contribui de forma positiva para as suas aulas. “O EVA possibilita a introdução do aluno no ambiente virtual. A Internet está muito presente na vida dos estudantes, e aproveitar dessa tecnologia acaba facilitando a divulgação da informação”, ressalta a docente.

O EVA tem um núcleo específico que cuida da plataforma, formado por professores e estagiários dos cursos de Comunicação Social e de Informática, sob coordenação do Prof. Esp. Reuel Adimar Lopes. A equipe trabalha de forma interna, mas também presta auxílio presencial e vai aos Departamentos aplicar oficinas que ensinam, de maneira completa, como utilizar o EVA. A Profa. Dra. Teresa Célia de Mattos Moraes dos Santos já participou da atividade. “É uma plataforma que traz benefícios e a Universidade disponibiliza isso para nós. O curso possibilita que o professor compreenda a plataforma e como ela funciona”, aconselha.

A plataforma pode ser utilizada de forma diferenciada, de acordo com cada professor. O Prof. Me. Ricardo Marcitelli, da Medicina, montou um curso dividido em teoria e prática, em que, na parte teórica, disponibiliza para os alunos slides, textos e alguns áudios das aulas e, na prática, faz simulações de questões. Para finalizar, é disponibilizado um vídeo geral, que complementa todo o conteúdo. “Essa plataforma é fundamental, é uma ferramenta atualizada que possibilita disponibilizarmos um conteúdo oficial. Nela, os alunos têm um acesso rápido e prático às matérias e às atividades disponíveis”, afirma o docente.

Além de todos esses benefícios, a plataforma também possibilita uma aproximação do aluno com o professor por meio do bate-papo, que permite o contato para tirar as dúvidas, por exemplo.

Para os professores que querem fazer uso da plataforma, o professor Reuel explica como fazer. “Para as disciplinas previstas por deliberação, o professor recebe o acesso e a formação para começar o uso no começo de cada semestre. Já para os professores que gostariam de utilizar a plataforma do EVA e não têm disciplinas semipresenciais, é necessário o envio de um e-mail para prg@unitau.br ou eva@unitau.br e solicitar o uso da plataforma. Será encaminhando um formulário para preenchimentos”.

João Santana

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM