Pesquisa do Nupes aponta queda no valor da cesta básica

Acontece, Comunidade, NUPES, Pesquisa

O Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes) da Universidade de Taubaté (UNITAU) divulgou nesta segunda-feira, 8, o levantamento dos valores da cesta básica no Vale do Paraíba. O estudo aponta uma queda de -0,36% nos valores de dezembro.

As cidades pesquisadas foram Taubaté, Caçapava, São José dos Campos e Campos do Jordão, devido à intensidade populacional. Dentre elas, Taubaté apresentou o menor custo, no valor de R$1.509,11. Já Caçapava, apesar da queda de -0,52%, continuou com o custo médio mais alto, avaliado em R$1.525,78.

Os produtos que apresentaram a maior queda nos preços foram a cenoura (-12,01%), abobrinha (-11,71%) e o frango (-11.01%). Em contrapartida, os que tiveram os preços elevados foram a banana nanica (12,01%), tomate (5,96%) e a carne-contrafilé (3,74%).

Em média, a cesta básica em 2017 teve uma redução de -0,77% se comparado ao ano de 2016. O Nupes avalia os preços das cestas básicas desde 1996 e pela primeira vez em 12 anos o custo médio da cesta terminou o ano com redução de preço em comparação ao ano anterior.

O Nupes indicou alguns fatores que ocasionaram essa baixa de valores. “A grande safra agrícola do país com boas condições climáticas durante o ano e a queda no consumo devido ao poder de compra das famílias com o desemprego alto e o elevado endividamento”, informou o órgão.

João Santana