Universidade oferece bolsas de intercâmbio para o exterior

Aluno, Bolsa de estudo, Intercâmbio, Internacional

A Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da Pró-Reitoria Estudantil (PRE), oferece diversas oportunidades de bolsas de estudos para os alunos de graduação. Dentre elas, estão as bolsas de intercâmbio Ibero-Americana e Bolsa Fórmula, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento de novas culturas e um diferencial no currículo.

Essas modalidades são oferecidas por meio de uma parceria com o Banco Santander, iniciada em 2012, que já contemplou cerca de 30 alunos. Os programas dão ao estudante a oportunidade de frequentar uma universidade do exterior durante um determinado período, dando continuidade aos estudos. Há diversos países que participam desse programa, como o Chile, o México, a Espanha e Portugal.

O processo é feito por meio de uma avaliação dos conhecimentos na língua espanhola e uma entrevista psicológica, feitas por profissionais. No final de todos os testes, os alunos aprovados têm a opção de escolher qual país e qual universidade de destino.

O estudante Jorge Yago Oliveira, formado em Engenharia Mecânica pela UNITAU, participou do programa de bolsas em 2016 e passou um semestre na Universidade de Cádiz, na Espanha. Ele conta que o aprendizado foi positivo, apesar de um início complicado por conta da adaptação. “Foi uma experiência muito bacana, cresci muito como pessoa e como ser humano. No início, é um pouco difícil devido ao clima e ao idioma, porém aos poucos fui me habituando e consegui me adaptar bem ao país”, diz.

Outro aluno que teve a oportunidade de embarcar para o exterior com a bolsa foi Paulo Vitor Dias da Costa, formado em Comércio Exterior. O estudante, que embarcou para o Chile em 2016 e passou seis meses na Universidad Mayor, ressaltou a importância de conhecer uma nova cultura. “Ter a oportunidade de conhecer outra cultura é essencial, tanto para a área profissional quanto para a pessoal. Além disso, tive a oportunidade de estudar em uma universidade excelente. Somei essa experiência ao meu currículo profissional e tive ótimos retornos”, frisa.

Para aderir ao programa de bolsas, o aluno precisa estar matriculado e ser adimplente na UNITAU, ter média acima de sete, não ter dependência em alguma disciplina e ter um conhecimento amplo sobre a língua espanhola. O tempo estimado para o intercâmbio é de até seis meses, e o valor do curso é custeado pelo Banco Santander.

Os processos seletivos são abertos a partir da publicação do edital no site da UNITAU.

João Santana