Universidade aprova calendário do processo eleitoral para Reitoria

Acontece, Institucional

Em votação realizada nesta quinta-feira, 8, o Conselho Universitário da Universidade de Taubaté (UNITAU) definiu o calendário eleitoral para o processo de escolha do Reitor e do Vice-Reitor da Instituição. O período de mandato é de quatro anos e possibilita a reeleição por mais quatro anos.

Para concorrer, o candidato deve ser professor da Universidade há pelo menos dez anos e ser portador do título de Doutor reconhecido e com validade nacional, há pelo menos três anos.

O edital do processo será divulgado em 13 de março. As inscrições das chapas poderão ser feitas entre os dias 19 e 23 de março.

Todo o processo eleitoral será implementado e supervisionado por uma Comissão Especial Eleitoral, que será composta por cinco professores, um servidor técnico-administrativo e um aluno de graduação. Nenhum dos membros poderá fazer parte de um dos Conselhos da Universidade.

O período de 26 a 28 de março poderá ser utilizado pelos candidatos para apresentação de recurso contra indeferimento da própria candidatura ou da impugnação de outros concorrentes. O dia 29 de março será dedicado para o envio das defesas, que poderão ser feitas até às 18h.

Em 9 de abril será publicada a relação das chapas inscritas para o processo eleitoral. O período de campanha eleitoral será de 13 de abril a 7 de maio.

A consulta prévia à comunidade acadêmica será realizada entre os dias 14 e 19 de maio. A publicação do resultado da consulta prévia será em 24 de maio. A lista tríplice será homologada em reunião dos Conselhos Universitário, de Administração e de Ensino e Pesquisa no dia 29 de maio e encaminhada ao prefeito de Taubaté em 30 de maio.

A posse do acontecerá em 3 de julho. Confira a deliberação completa aqui.