Estudantes participam de evento sobre oncologia

Acontece, Aluno, Conhecimento, Destaque, Medicina, Saúde

Na última terça-feira, 06, o Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou mais uma edição do curso de Iniciação da Liga de Oncologia. O evento foi destinado aos alunos que têm interesse em ingressar na Liga e participar de suas atividades.

A noite contou com duas palestras. O primeiro palestrante, o médico Luiz Alexandre Albuquerque, falou sobre oncologia clínica. O segundo, o médico Antônio Bailão Junior, abordou a cirurgia oncológica.

A presidente da Liga, Natalia Ortega, estudante do 6° período, ficou satisfeita com o resultado da ação. “As palestras foram muito didáticas e proporcionaram aos alunos um melhor entendimento sobre a cancerologia, correlacionando a evolução da compreensão da doença com os métodos diagnósticos e os tratamentos propostos atualmente”, disse.

Fundada em 1997, a Liga de Oncologia é uma das mais tradicionais do curso de Medicina e é formada por alunos do 1° ao 6° anos. Coordenada pelo Dr. Flávio Luiz Lima Salgado, o propósito da Liga é promover o conhecimento, a informação e a prevenção de doenças no Vale do Paraíba. No ano de 2013, eles foram reconhecidos pelo Prêmio Doutor Cidadão, concedido pela Associação Paulista de Medicina e têm expandido a área de atuação. Em média, são atendidas 200 pessoas por campanha realizada.

O curso de iniciação aconteceu no anfiteatro do Campus Bom Conselho e contou com a presença de mais de cem estudantes de Medicina.

Marina Lima

Foto: Vinicius Ribeiro