Estudantes irão atuar na rede municipal de ensino

Acontece, Aluno, Comunidade, Conhecimento, Destaque, Oportunidade, Professor, Projetos

A Universidade de Taubaté (UNITAU) reuniu 130 bolsistas que irão atuar na rede municipal de Ensino Integral para o primeiro encontro de formação, que aconteceu no Departamento de Pedagogia.

A ação faz parte do convênio da UNITAU com a Prefeitura de Taubaté, no qual a Universidade, por meio dos professores, propõe projetos alinhados à Secretaria de Educação, para serem aplicados nas unidades escolares da rede municipal. O evento conta ainda com a contribuição da Fundação Universitária de Taubaté (FUST), que auxilia no apoio logístico.

Essa parceria já aconteceu ano passado, como um projeto piloto em algumas escolas. Essa experiência possibilitou planejar algo maior. “Temos um plano de expansão que procura cada vez mais ampliar a atuação para os nossos graduandos, ampliar o espaço de pesquisa e de formação para os nossos coordenadores e professores e ampliar a contribuição da Universidade nesse projeto da Educação Integral”, ressalta o Prof. Me. César Augusto Eugênio, coordenador do núcleo de gestão e execução de convênios da UNITAU.

Atualmente, são 19 projetos ligados à Educação Integral, sendo 10 voltados para a Educação Infantil e nove para o Ensino Fundamental. A temática varia e busca complementar o conteúdo de sala de aula, ou abordar questões de cidadania. Um exemplo é o de inclusão escolar, realizado pelos alunos do curso de Pedagogia da UNITAU, que busca divulgar a Língua Brasileira de Sinais. Já o projeto de prevenção ao uso de drogas é organizado pelos estudantes de Serviço Social e tem como foco as escolas que apresentam fragilidade social.

Para estimular a pesquisa científica, os estudantes de Matemática e de Física criaram o Beabá da Ciência, que visa desenvolver experiências com o apoio de um kit pedagógico.

Os bolsistas são dos cursos de Pedagogia, de Serviço Social, de História, de Arquitetura e Urbanismo, de Engenharia Ambiental, de Nutrição, de Enfermagem, de Educação Física, de Odontologia, de Publicidade e Propaganda, de Jornalismo, de Relações Públicas, de Matemática, de Física e de Fisioterapia.

Para o Prof. Dr. Renato Rocha, do curso de Educação Física, o encontro foi essencial para os alunos. “É o primeiro contato que os alunos bolsistas estão tendo com o que é o projeto, com as questões de capacitação, de informação e de postura que eles vão precisar levar para as escolas”.

Os alunos aprovaram o evento e estão com boas expectativas para os próximos encontros. “Eu não sabia que ia ter os outros cursos e foi muito bom. Vai ser uma coisa bem interdisciplinar”, revela a aluna Luana Castelão, do curso de Fisioterapia.

Julia Carvalho

*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM