Aluno de Biologia utiliza fotografia como ferramenta de estudo e de preservação da fauna e da flora

Aluno, Biologia, Pesquisa

Thiago Mesquita Mendonça Reis, estudante do 5º semestre do curso de Biologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), encontrou nos registros fotográficos uma maneira diferente de ressaltar a importância da preservação da fauna e da flora para a vida dos seres humanos. Por meio do seu conhecimento desenvolvido em sala de aula, o futuro biólogo usa a fotografia como instrumento de pesquisa para sensibilizar as pessoas para a conservação da natureza.

Inspirado nos fotógrafos Araquém Alcântara e Sebastião Salgado, o aluno foi adquirindo uma visão mais artística nos seus registros. “Eu vejo a função do fotógrafo nessa área como transformador do mundo. Ele tem a função de pegar essa coisa banal que as pessoas têm dos animais e transformar isso em algo especial”, explica.

A leitura de diversos artigos, o incentivo e o auxílio por parte dos professores, os estudos de anatomia e da evolução dos animais fazem parte da rotina do estudante.

Thiago já visitou o Pantanal Sul, Águas de Santa Barbara, Serra do Mar, regiões de cerrado, e agora seu foco é a Serra da Mantiqueira. Ele está em fase inicial da gravação de um documentário sobre o Muriqui, o maior primata das Américas ameaçado de extinção. Registros de dois anos de pesquisas sobre mamíferos, répteis e anfíbios também farão parte do documentário.

O material armazenado pelo fotógrafo fará parte de uma exposição em Jacareí, que ainda não tem data para acontecer. Palestras na Universidade também estão nos planos do aluno.

 

Maurílio Donizete
ACOM/UNITAU

*Foto: Leonardo Oliveira