Aluna de Nutrição realiza pesquisa sobre a importância do aleitamento materno exclusivo

Aluno, Comunidade, Nutrição, Pesquisa, Saúde

A aluna Juliana Mota de Souza, do 7º semestre do curso de Nutrição da Universidade de Taubaté (UNITAU), desenvolve um projeto que visa estudar a importância do aleitamento materno na prevenção da obesidade infantil.

A pesquisa é desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um programa do governo disponibiliza bolsas a alunos, com objetivo de incentivar a produção de pesquisas de iniciação científica.

Para realização do projeto, foram utilizados dados de crianças de 5 até 9 anos e 11 meses coletados ao longo dos 10 anos de atuação do Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional (Ceatenut), da Universidade. Essas informações foram analisadas para ver a correlação do tempo de aleitamento materno exclusivo e o desenvolvimento posterior da criança.

“Este é um tema de extrema importância para de toda população, já que quando a criança recebe aleitamento materno de forma exclusiva até os seis meses, como é recomendado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, diversos estudos mostram os benefícios que isso pode trazer para a criança, além da prevenção de diversos agravos, assim como a obesidade”, explica a aluna.

“Como essa é a área que eu pretendo seguir, espero conseguir desenvolver pesquisas em torno desse assunto e se possível analisar outras vertentes dessa mesma pesquisa, desse mesmo projeto”, comenta Juliana sobre as expectativas para o futuro na carreira.

A fase atual do projeto é de análise dos resultados obtidos para chegar à conclusão se existe correlação ao aleitamento materno exclusivo e a prevenção da obesidade infantil. O relatório final da pesquisa será entregue na metade do ano para o CNPq e apresentando no Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED).

Maurílio Donizete
*Foto: Leonardo Oliveira/ACOM