Alunos do curso de Física participam de evento internacional

Acontece, Aluno, Conhecimento, Destaque, Eventos, Extensão, Projetos

A equipe do projeto de extensão Show da Física, formada por alunos do curso de Física da Universidade de Taubaté (UNITAU), fez uma apresentação no evento Science Day, realizado em São José dos Campos. O encontro tem o intuito de estimular estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Superior a realizarem práticas científicas e tecnológicas.

Os materiais utilizados para a apresentação foram produzidos pelos próprios alunos, e a oficina abordou a prática dos temas presentes nos livros didáticos escolares, de forma experimental e lúdica, como ilusão de óptica e vetores.

O convite para participar do evento foi feito pelo Instituto Alpha Lúmen, colégio responsável pela organização do encontro. O aluno Igor Godoi relata a importância de participar do Science Day. “É importante divulgar o Show para instituições diferentes para as quais não estamos acostumados a apresentar. Sempre nos apresentamos em escolas, e isso vai ser interessante para o projeto como um todo”.

O Science Day é um evento de repercussão nacional e internacional e conta com palestras, oficinas, simulações, workshops e visitas de pessoas especialistas da área, como engenheiros da NASA, por exemplo. Cerca de oito mil estudantes visitaram o local.

Para a Profa. Me. Amanda Paiva, a participação dos alunos no evento é significativa. “A formação deles é justamente com foco em dar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É importante que eles realmente gostem do que fazem e que queiram a diferença no ensino a partir do lúdico para levar isso para a sala de aula de forma diferente”.

O objetivo do Show da Física é apresentar conceitos básicos da disciplina de forma recreativa. A aluna Thainara Americano aponta como é proveitoso participar do projeto. “O Show vem com essa ideia de fazer algo grande e lúdico e mostrar que a Física está no nosso dia a dia. Para quem quer ser professor, isso é muito valioso, porque hoje em dia tratam a Física como algo inalcançável e, na verdade, não é, é o seu dia a dia, a sua vida, é o universo em que a gente vive”.

O Show da Física é orientado pela Profa. Ma. Amanda Paiva e pela Profa. Ma. Ana Clara da Mota, e os alunos membros do projeto são Igor Godoi, Jean dos Santos, Rafael Yuri, Thainara Americano e Victor Menezes.

Julia Carvalho

ACOM/UNITAU

Foto: Leonardo Oliveira