Reitor da Universidade se aposenta

Acontece, Destaque, Eleição Reitoria, Gestão, Institucional, Professor

O Prof. Dr. José Rui Camargo, reitor da Universidade de Taubaté (UNITAU), se aposentou nesta sexta-feira, 6. Foram 37 anos de dedicação à Universidade, divididos entre atividades acadêmicas e de gestão.

Quem assume o cargo de Reitor é o Prof. Dr. Isnard Albuquerque Câmara Neto, vice-reitor da gestão de José Rui. Formado em História pela Universidade de Taubaté, possui mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

É professor da UNITAU desde 1997 e foi Diretor Presidente da Fundação Universitária de Saúde de Taubaté (FUST) entre 2006 e 2014. Assumiu a vice-reitoria em Julho de 2014. Entre 2015 e 2017, assumiu interinamente a Pró-reitoria de Administração. Integra o Conselho Universitário, o Conselho de Ensino e Pesquisa e o Conselho de Administração da Universidade.

Histórico

Reitor da Universidade por dois mandatos (2010 a 2014 e 2014 a 2018), José Rui Camargo iniciou a carreira acadêmica como professor do Departamento de Engenharia Mecânica, onde foi Diretor de Departamento por quatro mandatos. Antes de assumir a Reitoria da Universidade, José Rui foi vice-reitor nos anos de 2006 a 2010.

Enquanto Reitor da UNITAU assumiu papel de articulador da Universidade em diversas frentes. Liderou a criação da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior (Aimes), da qual foi vice-presidente. Atualmente, das 33 escolas municipais de Ensino Superior, 24 são filiadas à associação, categoria que era desconhecida pelo Ministério da Educação. Com a criação da Aimes, as Municipais conseguiram aderir ao Financiamento Estudantil (FIES).

Abriu portas para a prestação de serviços e geração de receita por meio do convênio entre a Fundação Universitária (Fust) e a Prefeitura Municipal de Taubaté.

No campo da internacionalização, José Rui possibilitou parcerias com a Coreia do Sul para o desenvolvimento de tecnologia, como por exemplo o Navio Médico, e com países da Europa como Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, por meio de intercâmbio de estudantes.

Internamente, José Rui foi responsável pela criação da lei 282/2012 (Código de Administração da Universidade) e da lei 248/2012 (Estatuto do Magistério da Universidade). Atuou para recuperação da saúde financeira da Instituição e para o controle da inadimplência. Uma das ações foi a criação do Programa de Recuperação de Créditos (PRC), com a possibilidade de alunos e ex-alunos quitarem dívidas com isenção de multas e juros.

Durante suas gestões, a Universidade de Taubaté ampliou a oferta de cursos à distância, implantou a semestralidade nos cursos presenciais.

ACOM/UNITAU

Foto: Leonardo Oliveira